A Ribeira de Pera | Apontamentos

A Ribeira de Pera | Apontamentos

Castanheira de Pera localizada no sopé sul da Serra da Lousã, tem ao longo de gerações retirado da Ribeira de Pera um enorme alavanco para o seu desenvolvimento. A Ribeira de Pera na fase inicial do seu percurso é a junção de outros percursos de água, entre eles a Ribeira das Quelhas, do Coentral e do Cavalete, estes os mais conhecidos.
Dizia eu que a Ribeira de Pera foi, é, e provavelmente continuará a ser o grande motor alavancador de Castanheira de Pera. Primeiramente na agricultura de subsistência, depois já no século passado com os lanifícios, o emprego e a chegada a Concelho, tornando Castanheira no terceiro pólo do país, logo a seguir a Covilhã e Gouveia ambos territórios da Serra da Estrela. Depois claro está, com o fecho da maioria das fábricas espalhadas pelo Concelho, com os motivos a serem diversos desde o simples encerrar devido à idade avançada dos empresários, passando pelas dificuldades em manter níveis competitivos, quer em preço quer em qualidade. Situa-se aqui a grande maioria das situações, contudo ainda existe e recomenda-se indústria de lanifícios em Castanheira de Pera.

Atualmente o percurso da Ribeira de Pera, cruza-se e banha a Praia das Rocas, projecto que foi inaugurado em 2005 e que o sucesso a todos se escusa de referir.

A multifacetada Ribeira de Pera tem sido então “A Causa” para o desenvolvimento de Castanheira de Pera, poderemos retirar ainda mais deste “ouro” que corre pela montanha ? Sim. Não é necessário inventar nada, apenas a capacidade de criar condições para vários fins, sabendo que em tudo a palavra chave é a capacidade para se gerar postos de trabalho colocando o meio ambiente como prioritário para a sua não deterioração.
Falei em palavra chave para o desenvolvimento, o emprego.

É na Ribeira de Pera, em todo o vale de Norte a Sul que perfaz este Concelho, com estas gentes, que se deve continuar a apostar, em âmbitos diversificados e em todas as dimensões desde que palpáveis do ponto de vista de exequibilidade.

Ficam alguns olhares, muito meus, com muito conhecimento mas acima de tudo com muito contexto. Fica a partilha. Obrigado desde já por lerem este meu apontamento.

 

Poço Corga no Inverno

Ribeira de Pera em Sarnadas

Poço de Pedra | Ponte de Pedra

Poço Veras

Praia das Rocas

Segue e Partilha !
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *