• SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE

Type to search

  • SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE
  • SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE

Type to search

  • SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE
by jorgenunes BLOGUE 15 Maio, 2026

Castanheira de Pera | Documentário RTP | 1964

De quando em vez, gosto de mergulhar nos arquivos da RTP. Hoje trago o documentário da série “Terras de Portugal”, dedicado a Castanheira de Pera, transmitido originalmente no verão de 1964. É-nos apresentado como uma obra documental que combina a geografia, a cultura, a força económica e a singularidade do nosso concelho no contexto da província portuguesa. Produzido em plena década de 60, é um retrato oficial que reflete não só a visão de um Portugal pacato e laborioso, mas também insinua o esforço de projeção de um regime que desejava demonstrar estabilidade, ordem e progresso económico a partir do centro do país.

 

Praça da Sardinha – Castanheira de Pera 1964

 

Para um espetador de Castanheira de Pera, o filme ganha, naturalmente, um significado especial ao incluir referências específicas e imagens de locais e vivências que nos são tão familiares. Ao longo dos minutos, surgem no nosso ecrã as imponentes fábricas de lanifícios, que durante tantas décadas foram o coração pulsante da nossa economia local. É o retrato de um sítio com uma história profundamente ligada à tecelagem, que servia e vestia o país inteiro, e que simbolizava o engenho, a força e a resiliência da nossa terra. Ver aquelas imponentes chaminés a fumegar, sem ser IA, o movimento ritmado e mecânico dos teares e a agitação diária dos trabalhadores em 1964 é um momento arrepiante, é um testemunho visual de tradições industriais profundamente enraizadas neste vale da Vertente Sul da Serra da Lousã, revelando um orgulho coletivo pela tenacidade e pelo trabalho árduo destas gentes.

 

Mais à frente, a lente detém-se também no enquadramento paisagístico da vila, nas margens verdejantes da Ribeira de Pera, nas ruas calcetadas e na arquitetura típica daquela época. Aqui observamos um pequeno e precioso vislumbre do modo de vida das décadas passadas, sublinhado pela simplicidade, pela aparente tranquilidade quotidiana e por uma forte ligação à terra e às fábricas que sempre caracterizaram Castanheira de Pera. São imagens que apelam à minha memória familiar e à continuidade da nossa identidade enquanto comunidade. Quase que podemos imaginar os nossos avós a cruzar aquelas ruas, após o soar da sirene que marcava o fim de mais um longo turno nos teares.

 

Jardim Casa da Criança Rainha Dona Leonor – Castanheira de Pera 1964

 

Apesar de todo este fascínio cultural, saudosista e pitoresco, não posso, nem devemos ignorar que este documentário é também apresentado como uma subtil peça de propaganda ao regime do Estado Novo. Filmado em 1964, numa altura em que Portugal já se encontrava a braços com os sobressaltos da Guerra do Ultramar, esta obra da televisão estatal exalta a imagem de um país em perfeita harmonia, trabalhador e altamente disciplinado. Omite, de forma propositada, as restrições de liberdade, a dureza extrema e exigente do trabalho operário e as profundas desigualdades sociais que marcavam a realidade diária da maioria das famílias de então. Basta atentar na suposta “felicidade” estampada no rosto de muitos dos que aparecem nas imagens.

 

Este tipo de produção audiovisual visava mostrar um Portugal puramente produtivo e imune a convulsões políticas, escondendo a repressão e os limites rigorosos impostos às vozes dissonantes da sociedade. A narrativa construída, embalada pela cadência clássica do locutor e por uma banda sonora orquestral, é um reflexo claro de como o regime procurava projetar uma imagem controlada e idealizada da “província”, disfarçando-se de modernidade industrial num contexto de ditadura.

 

Praça do Visconde Nova Granada – Castanheira de Pera 1964

 

Ao mesmo tempo que estamos inegavelmente perante uma cápsula do tempo fascinante e repleta de detalhes históricos, sociológicos e culturais da nossa Castanheira de Pera, estamos também a ver um “veículo” de difusão ideológica que nos lembra da complexidade de interpretar o passado com uma visão crítica e informada. É essencial admirar a resiliência dos nossos antepassados ali retratados, mas sem romantizar a dureza do tempo em que viveram. Tal combinação de beleza, memória e controvérsia histórica faz deste documentário um material essencial para compreender as múltiplas camadas da nossa história e os desafios constantes de conciliar a memória afetiva com a verdade dos factos e o futuro da nossa terra.

 

Santo António da Neve – Castanheira de Pera 1964

 

Deixo a recomendação… vejam, recordem e reflitam…

 

Arquivos RTP -> Castanheira de Pera | Documentário RTP | 1964

 

Leia também:

“Project Hail Mary: Livro e adaptação ao Cinema”
👉
https://www.jorgenunes.net/project-hail-mary-livro-e-adaptacao-ao-cinema/

“A Nikon e a exploração espacial da NASA”
👉
https://www.jorgenunes.net/a-nikon-e-a-exploracao-espacial-da-nasa/

“O Imperativo da Coesão Territorial e da Descentralização em Portugal”
👉
https://www.jorgenunes.net/o-imperativo-da-coesao-territorial-e-da-descentralizacao-em-portugal/

“Poeiras do Saara voltam a ensombrar o céu”
👉
https://www.jorgenunes.net/literacia-digital-entre-a-ligacao-e-a-compreensao/

“Literacia Digital, entre a Ligação e a Compreensão”
👉
https://www.jorgenunes.net/poeiras-do-saara-voltam-a-ensombrar-o-ceu/

“Uma bateria de “Peso” na Inovação e no Futuro da Energia”
👉
https://www.jorgenunes.net/uma-bateria-de-peso-na-inovacao-e-no-futuro-da-energia/

“Dia Mundial da Fotografia e o poder de congelar o tempo”
👉
https://www.jorgenunes.net/dia-mundial-da-fotografia-e-o-poder-de-congelar-o-tempo/

“Porque fotografo em formato RAW?”
👉
https://www.jorgenunes.net/porque-fotografo-em-formato-raw/

arquivos Castanheira de Pera História opinião Serra da Lousã
4
170 Views
Partilha na tua rede social:
Project Hail Mary: Livro e adaptação ao CinemaProject Hail Mary: Livro e adaptação ao Cinema1 Maio, 2026

Últimas publicações

by jorgenunes BLOGUE
Project Hail Mary: Livro e adaptação ao Cinema
Learn More
by jorgenunes BLOGUE
A Nikon e a exploração espacial da NASA
Learn More
by jorgenunes BLOGUE
O Imperativo da Coesão Territorial e da Descentralização em Portugal
Learn More
by jorgenunes BLOGUE
Poeiras do Saara voltam a ensombrar o céu
Learn More

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

 

SUBSCREVE COM O TEU E-MAIL E TEM ACESSO A CONTEÚDO EXCLUSIVO




Últimos Artigos
  • Castanheira de Pera | Documentário RTP | 1964
  • Project Hail Mary: Livro e adaptação ao Cinema
  • A Nikon e a exploração espacial da NASA
  • O Imperativo da Coesão Territorial e da Descentralização em Portugal
  • Poeiras do Saara voltam a ensombrar o céu
  • Literacia Digital, entre a Ligação e a Compreensão
  • Uma bateria de “Peso” na Inovação e no Futuro da Energia
  • Cenário gelado, coração quente e alma renovada
LIGAÇÕES AOS PROJECTOS
  • DKA SERVICES
  • NORBERTO SANTOS
  • FESTIVAL DE CAMINHADAS
  • PRAIA DAS ROCAS
  • CENTRO INFANTIL DE EIXO
  • PEDI NATUR
  • AMAMENTE SEM TABÚS
Publicidade




Núvem de Assuntos
AMBIENTE android Aplicações arquivos astronomia Castanheira de Pera Coentral Design DICAS dispositivo Documentário drone ebooks Educação EEI Escola Espaço facebook Feira de Rua Floresta FOTOGRAFIA Google História internet iss Livro Lua Manual marketing nikon opinião PASSADIÇOS PROGRAMAÇÃO Qualidade RALIS Redes Sociais região RIBEIRA DAS QUELHAS Ribeira de Pera Salamanca Saúde Serra da Lousã sony teletrabalho wallpaper
RSS RTP Notícias / Geral / Economia
  • Stephen Miran renuncia a governador da Fed para dar lugar ao futuro presidente
  • PR promulga extensão da moratória de créditos e estará atento à regulamentação
  • Médio Tejo mantém estratégia de ataque inicial e alerta para verão "complicado"
  • Honda perde 2,29 mil milhões de euros em 2025 após cancelar veículos elétricos
  • Proposta de nova lei do Tribunal de Contas "é verdadeiramente inconstitucional"
  • BNA revê em baixa inflação para 11,5% em Angola
  • Preço do cabaz alimentar com queda ligeira

"Investir numa estratégia digital é passar a entender o ambiente digital que nos rodeia e alcançar resultados previamente estabelecidos."

Contactos

Coentral das Barreiras
3280-200
Castanheira de Pera

E-mail: jorge.coentral@gmail.com

Móvel: +351 965 384 928

Serviços

Fotografia e Vídeo

Design gráfico

Web Development

Consultoria Empresarial

Transformação Digital

Música

Copyright © 2022 jorgenunes.net | All Rights Reserved