
Natal com visita de Asteróide
Para quem segue com alguma curiosidade assuntos que tenham a ver com astronomia como é o meu caso, fica a informação que nas vésperas deste Natal, dia 24, irá surgir nos céus um Asteróide a cerca de 11 milhões de quilómetros da Terra, visível no entanto apenas com recurso a um telescópio.
O 2003 SD220, nome do Asteróide irá passar a uma distância 28 vezes superior à que nos separa da Lua, mas que em termos astronómicos, é já considerado próximo. Nestes fenómenos surge sempre muita contra informação e especulação como a de que o Asteróide podia provocar tremores de terra e “acordar” alguns vulcões à sua passagem, obviamente tudo sem qualquer fundamento.
Outro facto curioso, é a de que a lua cheia vai coincidir com a noite de Natal, algo que não sucedia há perto de 40 anos. A próxima vez que voltar a suceder será apenas daqui a quase 20 anos, por isso vamos esperar que o céu esteja limpo para tirar uma fotografia a este raro momento. Dizer apenas ainda que a Lua Cheia de dezembro é também conhecida por “lua fria” ou “lua das noites longas”.