• SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE

Type to search

  • SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE
  • SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE

Type to search

  • SERVIÇOS
  • PERCURSO
  • PORTFÓLIO
  • CONTACTO
  • BLOGUE
by jorgenunes BLOGUE 24 Janeiro, 2025

Musgo: O Pequeno Gigante dos Ecossistemas

O musgo acaba por ser uma planta discreta, mas com uma enorme importância ecológica e ambiental. O musgo pertencente ao grupo das briófitas, é uma planta não vascular ou seja não possui raízes verdadeiras, caules ou flores. Utiliza rizoides para se fixar nas superfícies como as rochas, troncos das árvores ou mesmo nos solos. São estas características únicas permitem que o musgo prospere em condições mais adversas, desde as florestas tropicais e húmidas até a ambientes frios, tornando-o num verdadeiro sobrevivente da natureza.

Do ponto de vista mais científico, os musgos são um “ser interessante”. Como são plantas não vasculares e não possuem tecidos especializados para transporte de água e nutrientes, como a xilema e a floema, dependem assim da difusão e absorção direta através das suas superfícies foliares. É esta simplicidade estrutural que permite que cresçam numa ampla gama de habitats, como acima já mencionei.

 

De acordo com Goffinet e Shaw, no livro Bryophyte Biology, os musgos surgiram há cerca de 450 milhões de anos e foram pioneiros na colonização de ambientes terrestres. A sua capacidade de sobreviver nos solos mais pobres, nas rochas e até em superfícies artificiais, realça a sua resiliência e adaptabilidade. Mais, o musgo contribui significativamente para os ciclos de carbono e nitrogénio, ajudando a armazenar carbono em ambientes como as turfeiras, tornando-os aliados importantes no combate às mudanças climáticas.

Sempre tive uma relação especial com o musgo. Quando era miúdo, admito, que pelo Natal como era hábito em muitas aldeias por todo o país, lá ia apanhar o musgo para enfeitar o presépio. Os tempos eram outros, a sustentabilidade há época era muito maior que a “comercial” nos dias de hoje. Os tapetes verdes e macios dos musgos são um convite para senti-lo nas mãos. Há algo no musgo que evoca tranquilidade. Talvez seja no facto de o mesmo crescer “ali”, silenciosamente, sem necessidade de atenção ou ostentação, mas ainda assim transformando o ambiente em todo o seu redor. Adiante, os anos passaram e, esta admiração apenas cresceu. O musgo não apenas é bonito e fotografável, o musgo é funcional. É funcional pela maneira como retém a água. Estudos mostram que os musgos podem absorver até 20 vezes o seu peso em água, o que ajuda a prevenir tanto a erosão do solo como ainda a regular a humidade nos ecossistemas mais frágeis. Nos locais ricos em musgos, como as florestas mais temperadas, são considerados verdadeiros reservatórios de água. Além disto, o musgo é ainda um indicador de qualidade ambiental. Como é sensível à poluição e às mudanças na acidez do ambiente, a sua presença, ou ausência, podem indicar informações importantes sobre a saúde ou não, de um ecossistema.

 

Um Pequeno Gigante a Ser Preservado

O musgo é uma planta que, embora muitas vezes ignorada, carrega consigo uma enorme relevância, tanto ecológica, ambiental, cultural como até emocional. A ciência tem vindo a confirmar o seu papel nos ciclos da natureza. Devemos, portanto, tratar desta espécie com o respeito que merece. Preservar os musgos e seus habitats não é apenas uma questão ambiental como também um compromisso ético com o equilíbrio da vida e do seu ecossistema.

 

Valorizar plantas como os musgos é fundamental para garantir um futuro mais sustentável. Afinal, muitas vezes, é nos pequenos detalhes que reside a verdadeira grandeza.

Boas fotografias!

 

 

Leia também:
“Incêndios: Níveis recorde de emissão de carbono”
👉 https://www.jorgenunes.net/incendios-niveis-recorde-de-emissao-de-carbono/
“Pozo de Nieve de Salamanca”
👉 https://www.jorgenunes.net/pozo-de-nieve-salamanca/
“Queda de neve em Santo António da Neve *Puro Som”
👉 https://www.jorgenunes.net/queda-de-neve-em-santo-antonio-da-neve-puro-som/
“A magia do inverno”
👉
https://www.jorgenunes.net/a-magia-do-inverno/ 

 

 

AMBIENTE FOTOGRAFIA opinião Serra da Lousã
39
460 Views
Partilha na tua rede social:
A silhueta escura da turbinaA silhueta escura da turbina18 Janeiro, 2025
Galerias Ripícolas: Guardiãs da Biodiversidade Hídrica8 Fevereiro, 2025Galerias Ripícolas: Guardiãs da Biodiversidade Hídrica

Últimas publicações

by jorgenunes BLOGUE
A Sustentabilidade Hídrica em Castanheira de Pera
Learn More
by jorgenunes BLOGUE
GhibliArt: Inspiração ou Cópia?
Learn More

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

 

SUBSCREVE COM O TEU E-MAIL E TEM ACESSO A CONTEÚDO EXCLUSIVO




Últimos Artigos
  • A Sustentabilidade Hídrica em Castanheira de Pera
  • GhibliArt: Inspiração ou Cópia?
  • Serra da Lousã: Um Instante de Natureza e Biodiversidade
  • Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica)
  • Galerias Ripícolas: Guardiãs da Biodiversidade Hídrica
  • Musgo: O Pequeno Gigante dos Ecossistemas
  • A silhueta escura da turbina
  • O Segredo dos nossos dados
LIGAÇÕES AOS PROJECTOS
  • DKA SERVICES
  • NORBERTO SANTOS
  • FESTIVAL DE CAMINHADAS
  • PRAIA DAS ROCAS
  • CENTRO INFANTIL DE EIXO
  • PEDI NATUR
  • AMAMENTE SEM TABÚS
Publicidade




Núvem de Assuntos
AMBIENTE android Aplicações arquivos astronomia Castanheira de Pera Coentral DICAS Documentário Educação EEI Escola Espaço Excel facebook Feira de Rua Floresta FOTOGRAFIA Google hashtag História incendios internet iss Lua Manual marketing moinhos nikon opinião PASSADIÇOS Primeiros Socorros PROGRAMAÇÃO Qualidade RALIS Redes Sociais região RIBEIRA DAS QUELHAS Ribeira de Pera Salamanca Saúde Serra da Lousã sony teletrabalho wallpaper
RSS RTP Notícias / Geral / Economia
  • África clama por uma ação global urgente e justa, declara Plataforma Portuguesa das ONGD
  • Coreia do Sul preocupada com zona de exclusão marítima chinesa no mar Amarelo
  • Primeiro-ministro do Haiti promete repor energia após 11 dias de apagão geral
  • Empresa chinesa GAC inicia vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil
  • Trump ameaça impor novas tarifas à UE
  • Tarifas. Comissão Europeia "empenhada" em acordo com EUA e rejeita "ameaças"
  • Resultados TAP. Prejuízo de 108 milhões no primeiro trimestre

"Investir numa estratégia digital é passar a entender o ambiente digital que nos rodeia e alcançar resultados previamente estabelecidos."

Contactos

Coentral das Barreiras
3280-200
Castanheira de Pera

E-mail: jorge.coentral@gmail.com

Móvel: +351 965 384 928

Serviços

Fotografia e Vídeo

Design gráfico

Web Development

Consultoria Empresarial

Transformação Digital

Música

Copyright © 2022 jorgenunes.net | All Rights Reserved