
Fotografias do ano 2020: Desastres Naturais
O cada vez maior descontrolo das atividades hUMANAS, nomeadamente na queima de combustíveis fósseis, na pecuária e no abate de floresta tropical e consequente aposta na monocultura, têm potenciado por todo o mundo o aumento de tempestades e de desastres naturais, prejudicando comunidades, ecossistemas e claro, o Planeta como um todo.
O Internal Displacement Monitoring Centre (IDMC) revelou que em 2019, cerca de 1900 ocorrências levaram à deslocação de quase 25 milhões de pessoas de 140 países. Estas ocorrências podem ser traduzidas por situações de seca extrema, incêndios florestais, chuvas torrenciais, cheias, tsunamis e furacões. O seu resultado, pode levar décadas até à sua total recuperação, isto quando sabemos que na maioria das vezes não existe recuperação possível.
A agência de notícias britânica, a maior agência internacional de notícias do mundo, com sede em Londres, a Reuters, escolheu as 50 melhores fotografias de desastres naturais ocorridos durante este ano. Clica na imagem para veres as fotografias!