
Dicas simples para fotografar com telemóvel
Com o avanço generalizado da tecnologia, a vertente da comunicação móvel e dos telemóveis não ficaram para trás. Admito que em certas ocasiões, em registos mais pessoais, eu próprio abdico da pesada DSLR. Graças aos novos smartphones e às aplicações de edição disponíveis nas stores dos fabricantes, hoje em dia é bastante simples tirar fotografias de alta qualidade e editá-las sem grandes problemas.
Mas o que realmente interessa, é como tu fotografas com o teu equipamento, e por isso disponibilizo algumas sugestões e conselhos bastante simples para tirar excelentes fotografias com telemóvel / smartphone.
Irei aprofundar cada um destes conselhos que aqui destaco nos próximos dias. Subscreve para não perderes nenhum destes conteúdos. Apenas tens de indicar o teu e-mail.
1. Mantém a lente sempre limpa
Estamos sempre tão focados em tirar a fotografia, que não nos recordamos do mais básico. Limpar a lente!
É importante que mantenhas a lente sempre limpa de sujidade, que pode ser desde dedadas, pó ou simplesmente estar embaciada por qualquer razão. Isto prejudica de forma irreversível a qualidade de uma fotografia.
Muito importante! Evita guardar o telemóvel em bolsos ou bolsas com sujidade como areias ou mistura-lo com outros metais. Podemos danificar a lente do telemóvel de forma irreversível.
2. Configura o telemóvel para a melhor resolução
É importante aqui escolhermos nas configurações do nosso equipamento a melhor qualidade que o mesmo te disponibiliza. O que parece excelente no ecrã do nosso telemóvel, pode na verdade não conferir e na maioria das vezes não confere quando por exemplo, passamos para um ecrã de computador.
3. Tem em atenção o objeto a focar
Tão importante como os dois pontos anteriores, é também este. Tem sempre em atenção ao foco sobre o qual estamos a fotografar. Ter uma fotografia nítida é sinónimo de ter uma fotografia com qualidade. No telemóvel basta colocar o dedo sobre o ecrã naquilo que pretendemos focar. Segura sempre com as duas mãos no momento de tirar a fotografia.
4. Procura sempre a Luz
Não tendo um telemóvel sensores que permitam a entrada de uma maior facilidade na captação de luz, temos de procurar locais bem iluminados, seja com luz natural, seja com luz artificial. Nesta situação necessitas de ter em atenção todo o comportamento da luz. De onde ela vem, para onde vai e onde e como incide no ou nos objetos que queres fotografar.
5. Não utilizes o Zoom
Esquece o Zoom. Se o que pretendes é qualidade, deves em qualquer que seja o dispositivo, evitar o seu uso ao máximo. Muito se fala das novas capacidades dos smartphones nesta questão em particular, como os Huawei’s por exemplo, no entanto continuo a ter a opinião que o Zoom num telefone, leva irremediavelmente a perdas bastante grandes de qualidade numa fotografia.
6. Usa a Regra dos Terços
Existem outras regras, mas para iniciares com o telemóvel penso que esta é a mais indicada para ti. Existe tanto em IOS como em Android a opção de colocar grelhas no momento em que estamos a tirar as fotografias. Começa por usar esta opção.
Voltando à regra dos terços e usando a opção de grelha, esta vai então dividir a imagem em terços, ficando com 9 secções iguais como na imagem acima.
O “segredo” desta regra resulta no facto de colocarmos o assunto principal exatamente onde se cruzam as linhas. Alinhamos o assunto que pretendemos fotografar com estes pontos e resulta assim na criação imediata de mais tensão, mais energia, interesse e leitura da fotografia.
Com o tempo e o “treino”, começas a visualizar automaticamente esta grelha. Quando isso suceder, podes deixar de usar esta opção.
7. Edita sempre as fotografias
Tens sempre um ajuste ou outro a fazer. Um ajuste de cor, de detalhe ou nitidez. Adicionar o teu nome ou a tua marca de água é também interessante para evitar usos indevidos. Enfim, há imensas aplicações nas lojas dos fabricantes, algumas gratuitas que nos deixam trabalhar todos estes parâmetros. Começa a explorar …

Ribeira das Quelhas – Fotografia tirada por Smartphone
Resta-me então continuar a desejar saúde para todos. Retirem todo o potencial do vosso telemóvel doravante em termos de fotografia e espero que estas dicas vos tenham sido úteis.
Alguma dúvida ou questão, estou inteiramente ao vosso dispor.
Até breve!
Porque a fotografia, actualmente, é uma linguagem universal, muito presente e por vezes tão forte, é um privilégio podermos usufruir dos conselhos de quem tem conhecimento da técnica e também muita sensibilidade. Muito obrigada, Jorge Nunes, pela disponibilidade e generosidade.