
Contemplar a Brama na Serra da Lousã
A BRAMA
A Brama do Veado (Cervus elaphus), ocorre no final do verão início de outono. Pelas encostas de toda a Serra da Lousã são audíveis longos e fortes bramidos destes majestosos animais. A altura do dia indicada para uma melhor observação deste espectáculo é durante a manhã e final da tarde, sendo que pela noite a actividade é também ela bastante intensa.
A Brama é no fundo a época de acasalamento desta espécie. Os bramidos têm a ver com uma procura do domínio das melhores zonas, intimidando a concorrência e ao mesmo tempo as zonas que terão um bom número de fêmeas. Pode haver confronto físico através das suas hastes, sendo que este é um cenário muito pouco provável. Esta procura e domínio do território duram vários dias, até que algum grupo de fêmeas fique receptiva à cópula.
ENQUADRAMENTO HISTÓRICO
O Veado terá sido “extinto” nesta zona pela ocupação humana, mas foi entre 1995 e 1999 que voltou a ser reintroduzido com cerca de 100 animais. Hoje estimam-se que sejam cerca de 900 a deambular pela Serra da Lousã.
O controlo da espécie, dado que não há predadores naturais é feito através da caça, sendo a caça ilegal um dos maiores problemas, ainda para mais nesta época do ano. Por outro lado, temos a destruição de pequenas culturas nas aldeias e esse é outro problema, o habitual “choque” entre os humanos e os animais.
FOTOGRAFAR
Conseguir fotografar estes imponentes animais em estado selvagem, e a titulo pessoal não gosto que se utilize o termo “Caça Fotográfica”, como por aqui e por ali vou lendo, é algo arrebatador. Esta altura do ano por si só é um convite perfeito para o almejar.
Recomendo que se leve para além do equipamento e vestuário adequado, uma boa dose de boa disposição. Respeitem obviamente toda a natureza que vos rodeia durante a caminhada, o silêncio é primordial assim como a, paciência.