
Conceitos para um melhor ensino à distância
A partir de 8 de fevereiro, regressa novamente o ensino à distância nas escolas. Esta forma de ensino traz novos desafios tanto aos professores como também a alunos. A experiência em 2020 diz-nos isso mesmo, a exigência de novos conhecimentos, novos métodos e competências para um “novo” relacionamento professor / aluno, leva ao acréscimo de dificuldades. Entre as dificuldades estão:
- Desconexão com os alunos;
- Ausência de reações ou respostas não verbais;
- Ausência de interação;
- Ausência de motivação de grupo;
- Ausência de espaços de estudo.
Sendo o recurso à tecnologia uma necessidade nos tempos que correm, vamos mesmo ter de nos aliar e tirar o máximo proveito de forma a conseguir efetivamente, motivar e ensinar. Claro que não existem fórmulas secretas, também elas não existem no ensino presencial. No entanto existem algumas variáveis e conceitos que podemos trabalhar e explorar de forma a que todos os “atores” sejam beneficiados. O importante é deixar de olhar para a tecnologia como um “inimigo”.
Assim, no ensino online o professor poderá:
- Fomentar um diálogo e uma escuta empática com um recurso mais intenso a atividades cooperativas. Assim, iremos contribuir para um maior e mais democrático envolvimento do aluno e melhorar o seu processo de aprendizagem.
- Sessões de sala de aula invertida. Neste “método”, o professor antecipadamente envia várias fontes de informação confiáveis sobre uma determinada temática, proporcionando assim a participação de cada aluno. Podemos provocar e proporcionar desta forma, um maior número de reflexões assim como um estimular de interações no grupo. No final, pode-se ainda propor exercícios “garantindo” assim a melhor aprendizagem da temática.
- Fomentar uma aprendizagem baseada em jogos.
- Fomentar uma aprendizagem baseada em projetos. Fazer com que o aprender e o concretizar sejam inseparáveis e assim explorar o contexto da comunicação entre os alunos, em torno de novas descobertas. Podemos ainda recorrer a ferramentas que consigam traduzir os resultados. Tabelas, gráficos, vídeos, etc.
Para que tudo “funcione”, será necessário apostar num ambiente virtual de total parceria entre Professor / Aluno. É necessário que esta relação virtual seja embutida num espírito de diálogo, cooperação, colaboração, compreensão e sintonia. O professor estimula assim, sempre num ambiente de “proximidade”, a troca de ideias entre alunos capacitando-os ao mesmo tempo, na sua busca pela resolução dos seus “problemas”.
Espero que tenhas gostado, são contributos que espero que te possam ajudar, principalmente para os tempos que se avizinham. Já sabes, alguma dúvida, sugestão ou mesmo crítica que tenhas, usa a caixa de comentários em baixo! 🙏
Até já,
Jorge