
Um olhar sobre o Poço Corga
Na verdade, este não será apenas um olhar sobre o Poço Corga mas sim dois olhares sobre este local de inegável valor natural. Assim, conto também com o olhar clínico do meu amigo Hugo Tomás, da aldeia da Sapateira. O Hugo cresceu praticamente ao lado do Poço Corga e irá dar também o seu testemunho, o seu contributo.
Enquadramento
O Poço Corga é um local bucólico no sopé sul da Serra da Lousã. Acredito que muitas pessoas não saibam, mas “do outro lado” da Ribeira de Pera, existe logo ali um lugar com o nome de Corga, ou Corga da Loiça. Será daqui que “nasce” o nome para este espaço que é composto pela passagem da Ribeira de Pera, por um Parque de Merendas num Carvalhal Centenário, por um Parque de Campismo bem inserido em toda a sua envolvência, o Camping O Moinho e pela Praia Fluvial… do Poço Corga. Praia Fluvial inaugurada em 1989 na ocasião do 75º aniversário do Concelho de Castanheira de Pera.
Como meios de suporte à Praia Fluvial, esta tem Café / Restaurante, wc’s, acesso a pessoas com mobilidade reduzida e nadador salvador durante a época balnear. Recentemente foi ainda feito um investimento privado de alojamento, também ele bem inserido na envolvência do “Corga”, o Resort de Natureza Villa Rio.
Olhar… o Poço Corga
É na Primavera e no Outono, com a ribeira e as suas correntes de águas translúcidas a correr de forma mais apressada, que se dão os expoentes máximos da natureza “no Corga”. A transformação das cores nestas duas épocas do ano, são inspiradoras e transformadoras. Sente-se a linha do tempo a que estamos sujeitos e conseguimos compreender que somos apenas mais um elemento, neste tão vasto universo. Tudo está mais vivo, tudo está ao mesmo tempo mais inquieto apesar de, sabermos que é no verão que a verdadeira inquietude humana mais se observa.
O Carvalhal…
Falar do Carvalhal do Corga é falar de todo um espaço multiusos e multicor. No tempo quente é a procura por temperaturas mais baixas que enchem por completo as mesas de merendas ali existentes. Grandes jogos da malha, ou chinquilho ali já realizei com amigos. No entanto, é no outono que mais gosto de frequentar este carvalhal centenário. Belas imagens outonais este carvalhal nos vai oferecendo todos os anos. Recomendo uma visita particularmente nesta altura do ano.
Foi aqui nesta Praia Fluvial que durante cinco edições, de 1998 a 2002, se realizou a Feira da Juventude. Concertos, atividades desportivas e culturais, faziam da terceira semana de agosto o ponto de encontro de milhares de jovens vindos um pouco de todo o País. Foram anos “dourados” que marcaram o Poço Corga e também toda uma geração de jovens. Aproveitando este facto, que recordações têm desta Feira da Juventude neste tempo?
Praia Fluvial do Poço Corga / Primavera
No Corga existe também um museu. Inaugurado a 4 de julho de 2001, o Núcleo Museológico “Lagar do Corga” nasceu com o intuito de preservar um espaço e uma história. Era naquele mesmo local que existia um antigo Lagar de Azeite, movido pela força motriz da água da Ribeira de Pera e que se pensava ter cerca de 400 anos.
O olhar do Hugo Tomás…
“A Magia de um Lugar”
A Magia e dar lugar a ela, somos nós que a fazemos e tornamos esse mesmo lugar intemporal e mágico.
O Poço Corga “tem essa magia”, proporciona um contacto com a Natureza e tranquilidade e serenidade, independentemente do dia, da hora ou do momento. Uma praia fluvial de “gerações”, onde muitos jovens Castanheirenses desfrutaram dos seus dias de Verão, um lugar de encontros, onde os “filhos da terra” que tiveram que partir, quando regressam, vão “matar saudades” do passado e é aqui que se (re)encontram os amigos, uma “paragem habitual” de fim de semana, mesmo no Inverno, muito agradável. Um local que à noite “esconde” segredos…
Qualquer um de nós (Castanheirenses), terá com certeza recordações memoráveis, histórias impagáveis, uma imensidão de sentimentos que nos ligam à “Magia deste Lugar”.
— —
Desde logo, agradecer ao Hugo esta sua colaboração. Uma colaboração e um pequeno desafio prontamente aceite de alguém, que, sei que ama não só o Poço Corga mas também a sua Terra, Castanheira de Pera.
Espero que tenham gostado, mantém-te por casa, por ti e pelos teus. Alguma dúvida, sugestão que tenham, usem por favor a caixa de comentários em baixo! 🙏
Se quiseres, subscreve aqui a minha a newsletter para assim também, não perderes os próximos artigos!
Forte abraço,
Jorge
@jorgenunes.motoPoço Corga ##nature ##mobilerecord ##poçocorga ##fyp www.jorgenunes.net