
A Mata do Buçaco
A norte da Serra do Buçaco, onde esta se eleva até aos 547 metros, encontramos a Mata do Buçaco. Uma das muitas particularidades da Mata do Buçaco é o facto de ser cercada por um muro em pedra e ter onze portas. Este foi construído pela “Ordem dos Carmelitas Descalços” no primeiro quarto do século XVII e tem cerca de 6km de perímetro. Esta Ordem é também responsável pela construção do Convento de Santa Cruz. Foi todo ele um trabalho de séculos que resultou no fantástico bosque dos dias de hoje.
Na imagem de entrada para este artigo temos o Buçaco Palace Hotel, uma fantástica construção estilo neomanuelino transformado em Hotel 5 estrelas e decorado com painéis de azulejos e quadros alusivos à epopeia dos descobrimentos portugueses.
Julgo estar aqui um excelente ponto de partida para uma visita a um local de elevado valor botânico em que a companhia de eleição será então a máquina fotográfica que registará imagens únicas para trazer para casa.
Há diversos caminhos marcados em toda a Mata, a entrada é gratuita mas somente para quem se desloque a pé. Os veículos motorizados terão um custo a rondar os 5€, medida que em minha opinião se aceita até porque se requer uma manutenção diária bastante grande.
A Mata Nacional do Buçaco, é considerada área protegida, tem cerca de 400 espécies nativas da faixa atlântica portuguesa e outras 300 provenientes de outros climas de todo o Mundo. Segundo consta o elemento mais representativo desta miscelânea de espécies é o cedro do Buçaco, cipreste originário do México que terá sido a primeira espécie exótica plantada na floresta em 1656.
A poucos metros do ponto mais alto da Serra do Buçaco (547m), na vertente virada para o Luso, situa-se a Cruz Alta, um local privilegiado para apreciar a paisagem em redor do Buçaco. Da Cruz alta conseguimos avistar o Oceano Atlântico, a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo entre outros. Sem dúvida um local a marcar na agenda para uma visita.