
Console Wars – Documentário para os fãs da SEGA
Como grande fã dos anos 80 onde se inclui o fascínio pelo início da era dos vídeo jogos, Console Wars foi um documentário que me chamou de imediato à atenção, sendo que, apenas ontem o consegui ver.
Quem não se lembra do Super Mario ou do Sonic? Console Wars, mostra-nos esses tempos e essa rivalidade no início da década de 90, entre uma Sega praticamente desconhecida e uma Nintendo dominadora com 95% do mercado. Apesar desta longa-metragem nos apresentar mais a vertente do lado da Sega, logo podendo “apenas” atrair mais os fãs desta criadora de jogos, tem também um lado muito interessante em termos de Marketing e das estratégias de marketing agressivas usadas nessa altura. Para mim este é um ponto bastante forte.
Foi no SXSW Film Festival que ocorreu a apresentação desta longa-metragem, em março de 2020. Foi produzida por Seth Rogen e Evan Goldberg, que curiosamente já participaram juntos em alguns filmes.
Console Wars acaba por ser um documentário com uma estrutura convencional que vai seguindo vários depoimentos dos intervenientes na época e nas duas empresas, socorrendo-se em imagens de arquivo e de diversas animações para ilustrar alguns desses tempos, bastante marcantes, agora nostálgicos.
Portanto se gostas destas temáticas, não percas este documentário. Certamente vais adorar tanto como eu adorei. A título de curiosidade, atualmente e segundo o relatório “2020 Global Games Market Report”, divulgado pela consultora de inteligência Newzoo, o mercado mundial de jogos gerou cerca de 159 mil milhões de dólares no ano de 2020. Esta indústria fatura mais que a indústria do Cinema e da Música, juntas.
A terminar resta-me sugerir-te que e caso ainda não o tenhas feito, que subscrevas a minha a minha newsletter. Assim não perdes os próximos artigos.
Muita saúde! Até já,
Jorge