
Arte Digital (Fabien Barrau) – Fotografia
Muitas vezes me questionam se esta ou aquela fotografia não tem qualquer tipo de alteração digital, na vulgaridade, se tem algum tipo de montagem. A única coisa que faço em fotografia, são ajustes. Corrigir a cor, aumentar ou diminuir a saturação, ajustar o contraste. Por regra, tiro fotografias em formato .raw ou seja num formato mais pesado pois é um formato que guarda mais informações da imagem, podendo todos os ajustes serem trabalhados de forma mais ampla mais tarde em “estúdio”. Mas a base para uma boa fotografia, é o nosso olhar. Um olhar enquadrado e nítido.
Mas neste artigo, venho falar precisamente no lado mais artístico da fotografia, e com um exemplo de alguém que não só o faz no limiar da perfeição, como também tem um propósito. Falo em concreto de Arte Digital em Fotografia.
Mas antes de passarmos ao artista, falemos um pouco do que é Arte Digital? Arte Digital é uma composição artística cuja a sua criação é maioritariamente baseada no uso da tecnologia. E por muito que se possa pensar, o recurso à tecnologia já vem dos anos 70 onde era usada principalmente em publicidade e em efeitos visuais para filmes da época.
A Arte Digital pode ser usada de muitas formas mas na maioria é gerada exclusivamente por computador, com imagens ou desenhos feitos com recurso a diversos tipos de software.
Para melhor ajudar a compreender este assunto, deixo-vos então com o trabalho do artista. Fabien Barrau.
Fabien Barrau é um artista digital francês onde usa as suas próprias fotografias de drone para fazer arte. A base do seu trabalho são as alterações climáticas e de como poderá ser o nosso mundo daqui a umas centenas de anos. Para cada composição, Fabien combina as suas fotografias de drone com fotografias de outros bancos de imagens para assim, imaginar e demonstrar como futuras gerações podem ter de sobreviver a um Apocalipse Climático. É um trabalho dramático onde pretende chamar à atenção a esta problemática cada vez mais visível já nos dias de hoje.
Espero que tenhas gostado do artigo, alguma dúvida ou questão estou inteiramente ao dispor.
Até breve,
Jorge Nunes