O maior eclipse total da Lua do século XXI

O maior eclipse total da Lua do século XXI

Hoje, sexta-feira a Lua vai estar mergulhada na sombra da Terra.

Em Portugal apenas iremos “apanhar” o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura em que já está a decorrer a totalidade do eclipse. A Lua nasce hoje às 20h47 e o meio do eclipse irá ocorrer pelas 21h22. Durante o eclipse, a Lua ficará com uma tonalidade vermelha.
O eclipse lunar total, terá uma duração de cerca de uma hora e 45 minutos. Irá ser um bom dia para os entusiastas da fotografia em que o céu “apenas” tem de estar limpo e a linha de horizonte, a nascente, desimpedida, sem árvores ou prédios. O ideal será estar num local com pouca presença de luz artificial.

Por definição, o eclipse lunar é um fenómeno astronómico que ocorre sempre que a Terra fica entre o Sol e a Lua, exactamente na linha de intersecção da sua órbita com a da Lua, a chamada “linha dos nodos” e sempre que a Lua está na fase cheia. Quando esta situação ocorre, a Lua entra na chamada zona de “umbra” (ou sombra), ou “penumbra” da Terra e fica totalmente ou parcialmente invisível durante algum tempo.

Por norma, ocorrem dois eclipses do Sol e da Lua por ano. Em 2018, já houve um primeiro eclipse total da Lua a 31 de janeiro, mas não foi visível por cá. Esta sexta-feira será o maior eclipse que iremos poder assistir até 2100 em termos de duração.

Boas observações e fotografias!

 

Segue e Partilha !
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *