Moinhos de Gavinhos

Moinhos de Gavinhos

Foi num final de tarde de outubro, uns dias antes de a “sacana” da hora mudar para o horário de inverno que em família, e aqui a máquina fotográfica faz parte do núcleo familiar pois claro, fomos ao encontro destes moinhos que tínhamos até então apenas ouvido falar.


Estes moinhos, os Moinhos de Gavinhos, que outrora moeram milho, trigo e centeio que durante décadas alimentaram aquelas aldeias do concelho de Penacova, estão pareceu-me, um pouco abandonados, diria mais, desmazelados. É na Serra de Gavinhos que no total contabilizei 14 moinhos de vento. Numa pequena pesquisa já depois da visita, constatei que apenas 3 funcionam.

Esta localização geográfica, a uma altitude considerável com a natural existência de ventos, propiciaram a instalação destes moinhos e a sustentabilidade de uma economia essencialmente agrícola, que privilegiava o cultivo da vinha, da oliveira e de cereais.
Junto aos mesmos encontra-se também uma Imagem do Imaculado Coração de Maria, numa plataforma com cerca de cinco metros de altura, virada para a aldeia de Gavinhos. Quem passar nesta zona do País pelo IP3 junto à saída de Figueira de Lorvão em Penacova e tiver uma meia tarde pela frente, penso que vale a pena o desvio. Uma pena que no IP3 não haja indicações para este local, julgo que valeria a pena esta sinalização junto deste itinerário principal.

Para terminar e antes de nos virmos embora, o encontro com três cães meio assustados que vagueavam pela zona. Não percebi se teriam dono, espero que sim. Deixo algumas fotos do local… Forte abraço!

Vista sobre o IP3 e Penacova

Imagem do Imaculado Coração de Maria

Imagem do Imaculado Coração de Maria

Moinho com vista para Gavinhos

Cães Moinhos

Moinho

Segue e Partilha !
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *