Dark Site Finder

Dark Site Finder

Dark Site Finder é uma ferramenta bastante interessante onde basicamente é-nos dada a informação da luminosidade de um determinado local em qualquer parte do mundo com recurso a uma “régua de cores”. Diria mais, é uma ferramenta “tens de ter” para quem gosta de observar o céu, quer seja amador quer profissional.

Abrir Galeria de Imagens

Todos nós já olhámos para um céu estrelado à noite. Mas quantos de nós já olhámos um céu sem qualquer tipo de poluição luminosa? Num local onde não há qualquer poluição luminosa, apenas a olho nu conseguimos ver com muito mais noção as milhares de estrelas, meteoros, luz zodiacal, satélites, a via láctea, nebulosas e ocasionalmente auroras e cometas.

Quanto a Portugal, infelizmente são mesmo muito poucos os locais que nos permitem fazer observações excepcionais do céu, mas há alguns locais como no Alentejo. Falo do sobejamente conhecido Dark Sky Alqueva. Uma verdadeira região demarcada de céu escuro onde estão abrangidos os concelhos de Portel, Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Moura, Mourão e Barrancos, bastando afastar-nos cerca de duas dezenas de quilómetros destes centros urbanos.

Rota Dark Sky Alqueva

Para terminar, além de desejar umas boas observações nocturnas, acrescento ainda uma outra ligação para uma imagem de 2010 onde é possível ver o impacto da poluição luminosa em Portugal, na Europa e no mundo.
https://blue-marble.de/nightlights/2010%c2%a0

 

Segue e Partilha !
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *